Decretado o fim do email?

Um dia desses, conversando com um amigo sobre email marketing, ele me questionou sobre o fim do e-mail, que, na opinião dele, estaria bem próximo!

Não dá para negar que a penetração das plataformas de mensagens instantâneas está crescendo a cada dia! Ainda mais depois que vi a minha mãe e a minha sogra usando o Whatsapp. Nessa hora ficou claro para mim que eles não vieram para brincar!

Até aí, tudo bem, mas dizer que o e-mail vai morrer devido ao crescente aumento de usuários nessas plataformas, já é um pouco demais para mim!

É fato que algumas empresas já começaram a se relacionar com seus clientes por Whatsapp. O lava-rápido que utilizo, por exemplo, faz isso! E eu acho ótimo saber que o meu carro já ficou pronto! Mas, para algumas áreas de negócios, esta estratégia é incompatível.

Já imaginou receber uma mensagem instantânea com ofertas de uma operadora de celular? Ou o lançamento de um carro?

Além do quesito seriedade, você tem muita tecnologia por trás do email marketing. O tagueamento é uma delas, e colocará um contato para dentro do seu funil de vendas! Falo mais sobre tagueamento neste post.

Aí você me questiona sobre o preço. Poxa, Whatsapp é de graça! E o email marketing é quase isso! Estamos falando de 100 mil disparos por aproximadamente R$ 300,00. Claro que este número varia de acordo com as ferramentas, e têm plataformas que até um certo número de disparos também são gratuitas. Mas estamos falando de poucos centavos para você ter todos os benefícios do email marketing. Entre eles, destaco:

• Segmentação: você escolhe o perfil dos destinatários e o tipo de conteúdo que cada um deve receber;

• Mensuração: além de saber se o conteúdo foi entregue e foi visto, dá para saber quem interagiu e até quem comprou;

• Aderência: pois já está no dia a dia das pessoas, inclusive fora do celular;

• Perenidade: muitas pessoas guardam o email para ler ou interagir depois, caso aquele não seja o melhor momento para isso.

Outro ponto que vale destacar, é que a maioria dos consumidores preferem receber ofertas de produtos e de serviços por email. Segundo pesquisa feita pela ExactTarget, isso acontece com 77% deles. Ou seja, quando o assunto é sério, o email é a ferramenta mais adequada.

Aí eu te pergunto: o que você tem a dizer ao seu público é relevante? Então, seja relevante para ele! Use e abuse do email marketing! Claro, Whatsapp é muito legal! Mas, deixemos as ferramentas profissionais para uso profissional, certo?! #ficaadica

Abraços e até a próxima!

 

Leonardo Kelmann

E-mail Solutions Specialist

leonardo@emailsolutions.com.br