Respeitar opt-out é bom e conserva os dentes

É, meu amigo, a situação não está nada fácil para quem envia e-mail marketing. De um lado, temos pessoas sérias, que estão a fim de fazer direito. Mas do outro, empresas que fazem spam, sem dó nem piedade!

O resultado disso? Filtros cada vez mais refinados por parte dos provedores, além da falta de confiança dos destinatários, que são enxovalhados com conteúdos desnecessários diariamente. Acredito que essas barreiras foram aumentando por conta daqueles poucos que insistem em não respeitar o opt-out. A situação está tão grave, que as pessoas não acreditam mais que clicar no botão de opt-out vai resolver alguma coisa. Por isso, acabam encurtando o caminho e apertando o botão que está à mostra, o do LIXO ELETRÔNICO.

Marcar uma mensagem como Lixo Eletrônico é infinitamente mais simples, fácil e rápido do que fazer o opt-out. Afinal, as empresas deixam esta opção escondida lá final do e-mail marketing, ou as vezes nem dão a opção da pessoa se descadastrar. Ou, pior ainda, escreve o opt-out para o contato acreditar que ali há uma esperança, mas, ao clicar, percebe que não passa de um texto simples e sublinhado, sem link para opt-out.

Os principais provedores estão encarando esta realidade de forma bem severa. E parece que o cerco se fecha a cada dia. Tanto o Gmail, quanto o Hotmail, ou o Yahoo deixam o botão de Lixo Eletrônico posicionado em local simples e intuitivo. Basta clicar alí e o problema será resolvido.

Mas, espere aí. O que acontece com a sua empresa, caso o seu contato clique neste botão?

Se você estiver usando uma ferramenta de disparo, que seja séria e confiável, seus problemas podem ser um pouco menores, pois esta ferramenta fará o controle de feedback loop, ou seja, ela disponibilizará um código no qual o provedor do destinatário poderá responde-lo com a informação de que determinado contato não deseja mais receber o seu conteúdo. Neste caso, a própria ferramenta irá excluir este cara da sua lista de e-mails.

O feedback loop, de certa forma, ajuda, pois as ferramentas passam a ser mais permissivas. Mas, não se engane! Não é porque o provedor vai pegar um pouco mais leve com você, que poderá sair por aí fazendo o que não deve! Lembre-se, você continua sendo monitorado pelo provedor. Aliás, quando isso acontecer, é melhor que você esteja andando na linha mesmo! Do contrário, sérias consequências poderão acontecer.

Eu mesmo já presenciei alguns casos, desde os simples, como o bloqueio do domínio, até um mais cabeludo, no qual um e-Commerce inteiro ficou fora do ar por TRÊS DIAS, por conta de queixas de Spam.

Opt-out é coisa séria, minha gente! Por isso que eu digo que dar a opção para o usuário se descadastrar tem que ser tão simples e intuitivo quanto o botão Lixo Eletrônico. A minha sugestão é deixar este botão sempre o topo da página, para que seja mais fácil clicar nele do que no Lixo Eletrônico! #ficaadica

Caso você não siga à risca, e receba muitas marcações como Lixo Eletrônico, o seu domínio poderá ser colocado em uma black list. A princípio, na black list do provedor do destinatário, mas, com enorme potencial para expandir para as entidades de combate ao Spam.

Um outro ponto de estrangulamento, caso não respeite o opt-out, é o provedor do remetente fazer uma queixa formal de spam para a sua ferramenta de e-mail marketing, depois para o provedor que hospeda o seu e-mail corporativo, chegando até ao hospedeiro do seu site. Fique de olho para que isso não aconteça, pois, o próximo passo será o bloqueio de tudo isso!

Bom, agora você quer saber como fazer para que os seus contatos não peçam opt-out e não cliquem no Lixo Eletrônico?!

Isso é assunto para um próximo artigo, onde falo sobre relevância. Para ler, clique aqui.

Abraços e até a próxima!

 

Leonardo Kelmann

E-mail Solutions Specialist

leonardo@emailsolutions.com.br