Mais vale um opt-out na mão, do que uma queixa de spam voando

Em um artigo anterior, falamos muito sobre o opt-out e queixa de spam. O porque respeitá-lo e como fazer isso. Agora, gostaria de aprofundar um pouco mais em um tema diretamente ligado ao opt-out: a RELEVÂNCIA.

Quando falamos em e-mail marketing, logo nos vêm à mente o tema relevância, certo? Afinal, para manter um relacionamento com o seu público, você precisa ser relevante! E o que acontece quando a sua relevância está em baixa?

Seus contatos passam a não se interessar mais pelos seus conteúdos e começam a classificá-los como Spam. Neste caso, o provedor começará a monitorar você, pois a leitura que ele faz é a de que nem ao menos as pessoas que optaram por receber os seus conteúdos querem recebê-lo. Se seguir por este caminho, poderá ser classificado como Grey Mail.

Grey Mail são mensagens válidas, porém, sem relevância. A má notícia, aliás, a péssima notícia, é que aqueles spammers do mal, que querem roubar a sua senha do banco, por exemplo, são marcados como Spam por essa mesma ferramenta, ou seja, fazem parte desta mesma lista. Perante o provedor, está todo mundo no mesmo balaio.

E como você faz para sair do purgatório e entrar no céu? Tenha relevância para o seu público! Entregue o conteúdo certo para a pessoa certa! Engaje! Deixe claro que a sua empresa respeita o opt-out, e realmente faça isso!

Assim, você não só sairá do Grey Mail, como contribuirá para que o mercado se fortaleça a cada dia, já que as pessoas passarão a confiar novamente nesta prática, aceitarão fazer novos cadastros e voltarão a fazer parte do seu mailing!

E então, estamos juntos nessa?!

Abraços e até a próxima!

 

Leonardo Kelmann

E-mail Solutions Specialist

leonardo@emailsolutions.com.br