Métricas de e-mail marketing: dicas de como analisar

No post anterior falamos sobre o funil de vendas e a importância de ter os dados organizados na hora de montar estratégias de e-mail marketing eficazes.

Hoje, vamos aprofundar um pouco mais no assunto e ver quais as métricas mais relevantes a serem analisadas. Para começar, vamos entrar no seu funil de vendas e avaliar os números absolutos de entrega, de clique e de abertura.

Dentro da sua área de negócio, você considera que 30% de abertura, dentre os e-mails enviados, é um bom número?

Para esta pergunta, usaremos a nossa resposta padrão quando o assunto é e-mail marketing: DEPENDE! Depende se a sua taxa na campanha anterior foi de 25% ou 35%, por exemplo.

Não podemos ficar presos em um único resultado, e sim, olhar o todo, analisar uma linha maior de tempo/campanha. Ao invés de olharmos fotos, pontualmente, vamos nos atentar aos filmes mais extensos, onde a gente consiga montar uma história com começo, meio e fim, ok?

E digamos que neste filme, a história é de terror, com números sempre despencando ladeira a baixo. Bom, aí é hora de analisar outras métricas, como reputação, relevância e engajamento. Isso significa que está na hora de organizar o seu funil de vendas e usar a estratégia certa para cada um dos níveis deste funil.

Sabe a velha história do produto certo, para a pessoa certa e no momento certo? Pois é, se bem utilizado – e organizado -, o e-mail marketing proporciona exatamente isso! Caso contrário, viveremos naquele filme de terror citado anteriormente, onde a reputação, a relevância e o engajamento não fazem parte do vocabulário da sua empresa e suas campanhas não estão gerando o ROI (retorno sobre investimento) esperado.

Trabalhar com essas métricas não é das tarefas mais simples, admito. A maioria das ferramentas não entrega esses dados simplificados, mas sim, estáticos. Nessa hora, a boa e velha planilha, ou um banco de dados, são os melhores caminhos para analisar as métricas no detalhe. É também a forma mais indicada para entender a real evolução dos números no decorrer do tempo.

Mas, antes que você se desespere porque suas métricas estão ruindo, vale lembrar que os resultados de e-mail marketing estão caindo de maneira global. Está cada dia mais difícil entregar e-mails na caixa de entrada. Coloque esta variável em suas análises, mas também capriche na estratégia, no planejamento e na organização dos dados!

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Abraços e até a próxima!

Leonardo Kelmann

Email Solutions Specialist
leonardo@emailsolutions.com.br